segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A GALÍCIA CHORA

Image may contain: outdoor

A GalÍcia chora, impotente, pelos mais de 40 focos ativos de incêndio, que colocam alguns povoados e cidades em risco.
Há mais de 40 focos de incêndios, ativos, na comunidade Autônoma de Galicia, nas últimas 24 horas, que se alastram muito próximos das casas, em Vigo, Ponteareas, Bayona, Gondomar, Pazos de Borben, 
Até o momento, houve 2 vítimas fatais, que morreram carbonizadas. 
Viajavam - eles ou elas, não se sabe - para o município de Nigran, numa furgoneta, na estrada pontevedresa e, possivelmente, haja outras vítimas que ainda não foram contabilizadas.

Image may contain: 1 person, outdoor

Seis colégios da comarca de Vigo, (Pontevedra) suspenderam as aulas, nesta segunda-feira, sobretudo faculdades da Cidade Universitária, devido à intensa fumaça e ao forte cheiro de queimado . A residencia estudantil foi desalojada .Pessoas estão alojadas em pavilhões de esporte. Muitos voluntários estão auxiliando no resgate e transferência dos desalojados. Muitas casas correm perigo, por toda a provincia.
A cidade está irrespirável... As autoridades orientam que se fechem as janelas, para evitar infecções respiratórias.
Os focos mais importantes e preocupantes estão em Ponteareas .


Image may contain: one or more people and outdoor

Os bombeiros trabalham sem descanso e chegaram reforços de mais de 500 militares de emergência de Madrid e de Valencia, pois não estão dando conta do volume dos incêndios.
Durante a noite, torna-se muito difícil, quase impossível, para o trabalho das equipes devido às altas temperaturas e falta de chuvas.
Os focos de incêndio multiplicam-se nas zonas rurais.
Foi desalojada a fábrica da Citroen em Vigo. Do mesmo modo o comércio que funcionará precariamente.
Em Pontevedra , veículos estão "atascados" nas estradas.
A Xunta de Galicia, declarou , publicamente, que a maioria dos incêndios - mais de 80 focos - foi dolosa, portanto provocada, intencional, homicida.
O presidente da Xunta afirmou, há poucos instantes, que "não é somente gente que queima, mas gente que sabe o que queimar, como queimar e onde queimar. "
Os fortes ventos nessas regiões , de 70 a 80 Km/ hora, agravam a expansão do fogo. O impacto do vento muda a direção do fogo , que se propaga pelas copas das árvores.
Espera-se que, com a chegada da chuva e a diminuição da fúria dos ventos, as equipes possam minimizar e controlar esta tragédia. Recomendam que a população se mantenha em lugares seguros e fechem as janelas.
Há muita solidariedade por parte dos moradores e vizinhos . Os hotéis em Vigo ofereceram alojamentos para aqueles que tiveram que abandonar suas casas.
Enquanto isto não ocorre, escutam-se sirenes dos bombeiros e helicópteros que sobrevoam as regiões afetadas.
Pedimos, fervorosamente, que não haja mais vítimas.
Que venga la lluvia ! Que pare el viento ! Que el fuego pierda la fuerza y se apague !
Amália Casal Rey 

Pontevedra , Galicia, ES 
Segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário