terça-feira, 10 de outubro de 2017

VIVA LA LIBERTAD!

Viva la Libertad ! Viva Espanha y el Rey ! Viva Catalunha ! 
Viva la democracia ! Viva la unidad !



Ontem, domingo, a partir da iniciativa cidadã, o espirito hispânico e democrático vestiu-se de branco, com manifestantes de todas as idades, que abarrotaram as ruas e praças de Madri e de regiões de todo o pais.
Os milhões de cidadãos gritavam palavras de ordem, - "Viva la Libertad ! Cataluña es España ! Viva Espanha ! Puidgemont en la cárcel ! e "Con golpistas no se habla . "
Empunhavam três bandeiras: Espanha, Catalunha , União Européia.
"Sabemos que a convivência é possivel. Espanha é melhor do que os seus governantes", lê-se no manifesto com a convocatória para a concentração.
Em Barcelona, milhares de pessoas igualmente vestidas de branco também encheram a praça do município, onde se multiplicam os cartazes a pedir "diálogo".

Image may contain: one or more people, crowd, sky and outdoor

O escritor Mário Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura, levantou a voz e fez um representativo pronunciamento numa das manifestações e igualmente o cantor e compositor Juan Manuel Serrat .
Este cenário de apreensão nacional, provocado pelo fanatismo independentista, cuja apologia separatista é fomentada pelo Bloque Independentista Catalan implica em fortes pressões do Presidente da Generalitat de Catalunha, cujo ápice foi o Referendun, realizado no dia 1 de outubro o que, inevitavelmente, remete a um passado histórico, profundamente doloroso, vivido durante o franquismo neste país culminando na Guerra Civil espanhola..
Muitos documentários sobre a Guerra Civil Espanhola, foram exibidos nestes últimos dias por algumas emissoras de TV.
Um alerta simbólico...

Image may contain: one or more people, crowd and outdoor

Grandes empresas instaladas em Catalunha , retiram-se massivamente.
Um potencial risco de insolvência econômica.
Uma coisa é proclamar a " independência", a outra é exercê-la.
Catalunha não tem capacidade de assumir-se.
Não podem haver passos unilaterais. A quebra unilateral do estado de direito provocará desdobramentos desastrosos e imprevisíveis.
É mais do que compreensível que as manifestações e confrontos que vem ocorrendo, atemorizem a todos os cidadãos das diversas regiões e autonomias do território nacional, embora o "olho do furacão" esteja geograficamente localizado em Catalunha .
Sem dúvida é um momento critico, um momento grave, muito grave, que esperamos chegue a bom termo, com o restabelecimento do diálogo e da convivência pacífica, respeitando-se as diferenças e a pluralidade existente.
Esperamos que a Generalitat dê marcha a ré, antes de dar a fatidica "declaração de independência" de Catalunha, pois com este ato irresponsável sairia esta, sumariamente, da União Européia. .
O momento é, portanto, de reflexão, de oração, é de emanar boas energias de Paz, União e Luz.
Esperemos que assim seja e que o bom senso prevaleça ...
Amália Casal Rey

Nenhum comentário:

Postar um comentário