domingo, 10 de dezembro de 2017

BUENA VISTA SOCIAL CLUB

Buena Vista Social Club era um clube de dança e atividades musicais de HavanaCuba, onde os músicos se encontravam e tocavam na década de 1940, entre eles Manuel "Puntillita" LiceaCompay SegundoRubén GonzálezIbrahim FerrerPío LeyvaAnga Díaz e Omara Portuondo. Ao longo dos anos novos membros entraram no grupo. Foi fechado na década de 1950.

Na década de 1990, aproximadamente 40 anos após o fechamento do clube, inspirou uma gravação do músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder com os músicos tradicionais, o disco, chamado Buena Vista Social Club tornou-se um sucesso internacional. Foi quando então o diretor alemão Wim Wenders filmou a apresentação do grupo na Holanda, e uma segunda apresentação no famoso Carnegie Hallem Nova York, transformando num documentário, acompanhado de entrevistas feitas em Havana com os músicos.
O filme, chamado Buena Vista Social Club, foi aclamado pela crítica, sendo indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário e ganhando o prêmio de Melhor documentário no European Film Awards.
Em 2006 foi lançado Rhythms del Mundo, um ábum com as estrelas do Buena Vista e da música cubana Ibrahim Ferrer (sua última gravação antes de morrer em 2005) e Omara Portuondo com artistas como U2ColdplayStingJack JohnsonMaroon 5Arctic MonkeysFranz FerdinandKaiser Chiefs entre outros.


Atualmente, o grupo se apresenta em turnê mundial como Orquesta Buena Vista Social Club.





OUTRA INTERPRETAÇÃO 
PELO MESMO CONJUNTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário