sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

PEDINDO DESCULPA AOS LGBT

Primeiro-ministro canadense pede emocionadas desculpas à comunidade LGBT



Enquanto Estados Unidos tem em Trump uma voz que discursa ódio, e o Brasil tem a sombra de um possível presidente que apoia claramente a ditadura militar e a opressão de minorias, no Canadá, o primeiro ministro Justin Trudeau pediu perdão, em discurso, pelas quatro décadas de repressão pesada sofrida pelos LGBT+ canadenses. “Pela opressão de lésbicas, gays, transgêneros, queers e comunidades de gênero misto (no original, dois espíritos, tradicionalmente ameríndios que desempenhavam os papéis masculinos e femininos), nós pedimos perdão. Em nome do governo, do parlamento e da população canadense: Nós estávamos errados. Pedimos perdão. Nunca deixaremos que isso se repita. É pela sua coragem que estamos hoje juntos, nos relembrando de que nós podemos e iremos fazer melhor agora”, disse Trudeau.
De 1950 a 1990, milhares de LGBTs em cargos federais foram demitidos por sua sexualidade. Era parte do plano nacional de segurança canadense. Atualmente, o governo do Canadá destina US$ 100 milhões para compensar todos aqueles que foram afetados nos anos de repressão.




O governo canadense é um dos mais igualitários no mundo, do ponto de vista de gênero. Seus 30 ministérios são divididos por 15 homens e 15 mulheres. Quando Trudeau venceu a eleição, em outubro de 2015, ele veio com promessa de renovação e igualdade. Substituiu o governo conservador do primeiro ministro anterior e justificou suas escolhas dizendo que desejava um parlamento que tivesse a cara do Canadá.
Seria nosso sonho um Brasil que lutasse por mais igualdade e menos conservadorismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário