quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

OS ANALFABETOS VÃO VENDER A CÂMARA!

Neilton Dórea

Resultado de imagem para FOTOS DA CAMARA DE VEREADORES DE SALVADOR

OI, boa noite. Nem sei se será.......
Sempre entendi que o segredo de um bom gestor , público ou privado , é saber formar sua equipe e suas assessorias. Conversar , ouvir muito quem domina os assuntos pertinentes, e ter um bom e sincero VDM ( ...vai dar merda ...) de confiança. 


Mas, o que temos são gestos e atitudes de total desconhecimento cultural e social, em alta escala, nos diversos comandos administrativos desta nossa bela e sofrida cidade, como também no estado e em escala nacional.

Hoje, ouvindo o radio (algo que gosto muito ) tomei um tamanho susto, ficando quase imobilizado, em estado de choque por alguns eternos segundos. 


Não acreditei, mas não totalmente recuperado ouvi outra noticia que uma área no Itaigara , já desafetada com autorização dos nossos " lúcidos " vereadores, fora vendida por vinte milhões , claro que breve sairá mais um belo projeto arquitetônico, que enobrecerá, ainda mais, a já nossa" bela arquitetura" do mercado imobiliário. 

Não perdemos por esperar. 
Continuei dirigindo pela orla, olhando o mar, algo AINDA que não conseguiram mexer . 
E no vai e vem das ondas, e com o vento esfriando minha cabeça, estava a me recuperar..

Mas que, de repente, repetem a primeira noticia : O nosso jovem presidente da Câmara de Vereadores, a nossa casa , conforme o bendito "reclame", anuncia que vai vender a "NOSSA CASA". 


Que por não atender aos requisitos necessários para o bem funcionar. 
Vender um prédio histórico, e um dos maiores exemplos de uma boa arquitetura civil do Brasil, estando no local desde o Séc XVI, começando com uma casa, depois para três ( séc XVII ) , sendo mais tarde ( séc XVIII) unificadas na imagem atual ,que já é um resgate de uma reforma de 1888 em" estilo" fantasioso chamado de " neo -renascença " , realizada por Francisco de Azevedo Monteiro Caminhoá, arquiteto baiano ,O resgate do desenho ( séc. XVIII) original foi feito pelo Prof. Arq. Fernando Leal, em 1969. 

Já em 1997, ela passa por mais uma reforma, nesta projetada por mim, para absorver tecnologias de conforto térmico , de comunicação, de mobilidade para PNE.e um inicio de meios de informática e digital.

Sendo , também, criado um Memorial com o material acumulado por séculos. Resgatando as pinturas originais existentes, embaixo de sete camadas acumuladas em pinturas diversas e posteriores. 

Depois, algum gestor presidente, para acomodar mais gente a mesa principal,tirou a mesa de jacarandá do séc. XVIII, e criou algo tipo balcão de juiz americano,.e ainda fechou totalmente o Memorial com paredes ( o MASP também sofreu algo parecido ) , como também escondendo internamente, as belíssimas janelas, que permitia visualizar a Rua do Tira Chapéu e o seu movimento....

Em qualquer local, com o minimo de respeito a cidade e a sua história , este gestor jovem manteria o uso principal da edificação, buscando uma solução para os demais serviços de apoio necessário para o bom funcionamento desta "nossa casa" como dizem ELES , lá eles ....ENFIM...,.

Um comentário: