domingo, 10 de dezembro de 2017

SOBRE PAULO MENDES DA ROCHA

Estreia do filme "Tudo é Projeto" de Joana Mendes da Rocha na Casa das Artes


Resultado de imagem para sesc 24 de maio


Organizada pela CASA DA ARQUITECTURA com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a sessão abre com a projeção de “Tudo é Projeto”, sobre a vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do Museu dos Coches em Lisboa e Prémio Pritzker 2006.
Resultado de imagem para sesc 24 de maio
À exibição do filme segue-se uma conversa entre Joana Mendes da Rocha e Ana Resende, co-realizadora do filme “A Construção da Villa Além” (2017). O serão termina com uma conversa entre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o jornalista Carlos Magno.
“Tudo é Projeto” é um documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha contada na primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha. Com quase 90 anos de idade, Paulo Mendes da Rocha é hoje um dos mais importantes arquitetos no mundo, “um pensador cujas opiniões polémicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Num constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido”, refere a sinopse do filme.
Resultado de imagem para sesc 24 de maio
“Tudo é Projeto” é produzido pela Olé Produções com o apoio da CASA DA ARQUITECTURA cujo acervo virá a integrar. Em 2015, Paulo Mendes da Rocha doou o projeto original do Museu dos Coches à CASA DA ARQUITECTURA, sendo um dos primeiros arquitetos a oferecer materiais originais para integrar a Coleção Arquitetura Brasileira – um vasto acervo de projetos, desenhos, maquetes e livros que conta a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira de 1930 até à atualidade.
“A exibição de ‘Tudo é Projeto’ representa uma oportunidade única de conhecer o outro lado de um arquiteto e pensador extraordinário que tem em Portugal, no Museu dos Coches, a sua única obra construída fora do Brasil”, lembra Nuno Sampaio, diretor-executivo da CASA DA ARQUITECTURA.



CONVERSA COM BIAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário